Olimpíada Colonial é no domingo

Evento paralelo ao Festiqueijo, acontece neste domingo, 16, a 8ª Olimpíada Conlonial. A cada ano o evento cresce movimentando participantes e visitantes entre provas e o divertido desfile de carros alegóricos.

A atração tem como cenário o Parque da Estação, com início às 9h30min. Participam do evento cerca de 150 pessoas divididas entre nove equipes: 1ª Seção de Castro, Arcoverde, bairro Triângulo, Desvio Machado, Linha Dezenove, São Luiz, Santo Antônio de Castro, Torino e Torino Baixo.

Os grupos disputam medalhas, ingressos para o festival e o troféu rotativo, que passou o ano em Santo Antônio de Castro com a equipe campeã de 2016.

As modalidades da Olimpíada remetem a lidas e brincadeiras típicas do ambiente rural das colônias: debulhar milho, arremesso de ovo, cabo de guerra, transporte de leite, revezamento de salame, corrida de carriola e prova da cucagna (pau-de-sebo). Para enfrentar a maratona de jogos, as equipes capricham no figurino típico e montam tendas com infraestrutura que permite até mesmo o fornecimento de polenta brustolada para os integrantes.

A partir das 14 horas, o desfile de carros oficiais das equipes deve tomar as ruas centrais com bastante irreverência. Cada equipe personaliza um veículo com objetos da zona rural, como ferramentas agrícolas, abóboras de pescoço e guampas. Em seguida, a competição é retomada.

Em caso de mau tempo, a Olimpíada será transferida para o dia 23.