Celebrações de Navegantes com procissão e festa

A sexta-feira, 2, será especial para moradores do bairro Navegantes. À noite, a padroeira do capitel instalado em 1927 à margem da “estrada velha” a Garibaldi será celebrada com missa e procissão luminosa.

A celebração em honra a Nossa Senhora de Navegantes é antiga no local, mas por vários anos restringiu-se à missa junto à capelinha da Buarque de Macedo.

Em 2015, a tradição da procissão foi retomada, proporcionando um dos cenários mais significativos da devoção popular no município: centenas de pessoas portam velas e acompanham o trajeto de um barquinho com a imagem da santa em açude próximo.

A missa ao ar livre também conta com bênção da garganta.

O encerramento do encontro é marcado com um show de fogos de artifício.

Em caso de chuva, a missa é transferida para um pavilhão industrial diante do capitel.

Arroio Canoas

No dia 4 de fevereiro, outra comunidade consagrada a Nossa Senhora dos Navegantes promove confraternização. Em Arroio Canoas, localidade de Barão que antigamente fazia parte do território barbosense, haverá missa, almoço e baile.

A programação inicia com alvorada festiva. A missa está marcada para as 10h30min e o almoço acontece no ginásio do Sport Clube Gaúcho, com cardápio tradicional e fichas ao preço de R$ 32.

À tarde há sorteio de rifão e baile com a banda Musik Syntony. Uma tenda de doces também é atração na festa.